OK

Notícias

Lorem ipsum dolot sit amet consecttur

15 Dicas para se Sair Bem em qualquer Entrevista de Emprego e conquistar a Vaga

Publicada em 21/06/2018

Você tem aproximadamente 30 segundos para impressionar de forma positiva o recrutador, ou adeus vaga...

Uma breve introdução...

Preparação e confiança são dois importantes itens, mas não é tudo. Antes de se submeter a uma entrevista de emprego, além um bom preparo, precisamos de algo mais. E faz parte dessa preparação a coleta de todas as informações complementares que poderão ser úteis durante o processo de entrevista.

E estar bem preparado, além de incluir a capacidade de elaborar um currículo impecável, contempla também alguns cuidados adicionais, tais como vasculhar a Internet ou outra fonte em busca de informações detalhadas sobre a empresa onde deseja ingressar.

Isso, evidentemente, deverá ser feito muito antes de sentar-se à frente do entrevistador. Dizem que a sorte acontece quando o preparo encontra uma oportunidade. A Entrevista é sua oportunidade.

Eis uma breve "Lista de Procedimentos", ou "Checklist" preliminar, de tudo aquilo que o candidato deve fazer antes de enfrentar a tão cobiçada entrevista:

1. Data e Local

Quando você for chamado à entrevista, confirme a data e o horário, assim como o local. Se possível, dirija-se ao endereço antes do dia marcado para se familiarizar com o trajeto, fluidez do trânsito e outros possíveis obstáculos que possam impedir seu livre acesso ao lugar, e assim por diante.

2. Seja Pontual

Chegue na hora. Na verdade você deve planejar chegar ao local cerca de meia hora antes do horário combinado. E se você, por alguma razão que fuja ao seu controle perceber que não será capaz de cumprir o horário estabelecido, a melhor solução é ligar para o entrevistador ou secretária deste informando com antecedência sobre o imprevisto.

3. Vista-se de Forma Sensata

Vista-se de modo profissional, com uma roupa discreta, mas elegante. Caso conheça a cultura da empresa, informal ou formal, vista-se de acordo. Mantenha seu cabelo asseado; não chegue mascando chiclete, com cheiro de cigarro ou bebida, muito menos impregnado com perfumes de cheiro exagerado.

4. Concentre-se no que Veio Fazer

Fique concentrado na entrevista e no entrevistador, nada de divagar fora de hora ou desviar do assunto. A pior coisa do mundo é pedir que o entrevistador repita algo apenas porque você, num momento de distração, estava com a cabeça tentando penetrar em outro mundo.

5. Pronto Cheguei, e Agora?

Ao chegar ao local assegure-se de que a recepcionista está ciente da sua presença. Não julgue que as pessoas têm a obrigação saber o que cada indivíduo presente naquele ambiente está a fazer. Dirija-se à recepção e educadamente informe seu nome, assim como o motivo da sua visita.

6. Esteja com o Convite à Entrevista em mãos

Esteja de posse da carta ou telegrama com o convite para a entrevista. Uma distração desse tipo pode acabar ali com seu sonho de ingressar na empresa.

7. Seja Organizado

Caso lhe seja solicitado certificados de conclusões de cursos, referências e outros itens, assegure-se de ter tudo isso em mãos antes do dia marcado para a entrevista. Desse modo estará precavido contra imprevistos. Além disso, Nada irá justificar a falta de qualquer um desses documentos, caso lhe sejam solicitados no dia. Uma falha dessa natureza é a certeza de que estará queimado.

8. Fique Atento à Primeira Impressão

Tenha em mente que você jamais terá uma segunda chance para desfazer uma primeira má impressão. Assim, seja discreto e ao mesmo tempo sociável; observe seus gestos, como se expressa, como se porta. Contenha-se, você não está numa roda de amigos jogando conversa fora.

9. Esteja Precavido contra Imprevistos

Pesquise e estude alguns exemplos de questões normalmente levantadas durante as entrevistas. Nunca é demais lembrar que, seguro é aquele capaz de antecipar algumas situações possíveis de causar contratempos. Por isso mesmo, antes do dia marcado, revise tudo, documentos, horários, etc.

10. Faça uma Simulação

Em alguns casos você pode agendar uma simulação de entrevista em um escritório especializado em recrutamento. Não desejando chegar a tal extremo, procure algum amigo que conheça os bastidores da área e lhe peça orientação.

11. Descanse Bem na Véspera

Assegure-se de ter uma boa noite de sono antes da entrevista, desse modo, psicologicamente, fisicamente e emocionalmente, você estará preparado para enfrentar o desafio. Lembre-se, um corpo extenuado não é capaz de suportar ou enfrentar da forma adequada situações de estresse.

12. Ser Cauteloso não é Nenhum Excesso

Tenha sempre consigo cópias adicionais do seu currículo para distribuir em empresas de recrutamento, agências de emprego ou mesmo entre amigos que ainda não possuem referências de suas qualificações. Lembre-se de que a maioria das colocações ainda ocorre por indicações de amigos.

13. Escolha Bem suas Referências Pessoais

Empregadores normalmente solicitam referências. Peça autorização prévia das pessoas que usará como referência. Assegure-se de que elas falarão bem de você quando solicitadas. Não indique antigos desafetos profissionais como referência, como, por exemplo, um ex-chefe com o qual tenha se desentendido. Algumas empresas checam a situação financeira do candidato. Se estiver com problemas financeiros, dificilmente conseguirá um emprego que mexa com dinheiro. Na medida do possível tente evitar a indicação de parentes como fonte de referência. Isso irá parecer que você não é bem visto pelos demais, além de ser um forte indicativo de falta de socialização e de insegurança pessoal.

14. Prepare-se

Caso seja necessário fazer uma apresentação formal, esteja bem preparado. Por isso, estude todo material relacionado com o cargo pretendido, os pontos relevantes, e até uma maneira rápida e eficaz de demonstrar sua habilidade no assunto. Pode ser que lhe solicitem de improviso, mas esteja preparado, afinal de contas, eles estarão apostando suas fichas na sua capacidade, e nada como provar que está à altura de suas expectativas.

15. Por Último, Pratique

Pratique, pratique, pratique na frente do espelho ou diante de amigos ou parentes. Avalie seus gestos e formas de expressão; tente melhorar para não parecer artificial demais. Seja honesto, aqueles que se consideram "espertos" são facilmente desmascarados por recrutadores experientes.

Autor: Alberto J. Grimm

Fonte:http://www.mundosimples.com.br/educacao-trabalho-dicas-entrevista-emprego.htm